Mutirão do Diabetes: ação gratuita acontece em novembro em Uberlândia
30/10/2024
Projeto da Faculdade de Medicina de Uberlândia acontece em parceria com o Instituto Joslin Alunos de Medicina da FAMEU. Presença em ações de extensão enriquecem a formação médica
Divulgação
No dia 16 de novembro, a Faculdade de Medicina de Uberlândia (FAMEU) realizará o Mutirão do Diabetes, um projeto de extensão que vai oferecer atendimento ambulatorial gratuito à comunidade. O evento contará com a realização de avaliação do pé diabético, teste de glicemia, aferição de pressão, tipagem sanguínea, avaliação da circunferência abdominal para a população em geral e o exame do fundo de olho, que será destinado este ano não só para pessoas que vivem com o diabetes, mas também, para seus familiares diretos. Essas avaliações são cruciais tanto para controle da diabetes, quanto para a detecção precoce da doença e das complicações que afetam 20 milhões de brasileiros e em Uberlândia cerca de 60 mil pessoas. Segundo estimativas da International Diabetes Federation, de 25 a 50% dos indivíduos desconhecem ter a doença.
A avaliação do Pé Diabético, por exemplo, é fundamental para identificar complicações que podem levar a problemas graves, como amputações. Já a aferição de pressão e o teste de glicemia auxiliam no monitoramento da saúde geral dos pacientes, permitindo um manejo mais eficaz do diabetes.
Letícia Souza, coordenadora dos projetos de extensão da FAMEU, destaca a relevância desse tipo de ação: "Além de oferecer serviços essenciais à comunidade, o Mutirão do Diabetes proporciona uma experiência prática para os alunos. Eles têm a oportunidade de lidar com um tema que é extremamente relevante na saúde pública, contribuindo para sua formação como futuros profissionais de saúde."
Dr. Hassan Srour, coordenador da Faculdade de Medicina, também ressalta a importância do contato dos alunos com a população. "Promover eventos como o Mutirão do Diabetes é uma preocupação presente na formação médica da nossa instituição. Essa interação é vital, pois permite que os alunos compreendam melhor as necessidades da comunidade e desenvolvam empatia e habilidades de comunicação."
O Instituto JOSLIN
Instituto JOSLIN, desde 2015 apoiando os pacientes com diabetes e seus familiares
acervo
A ação acontece em parceria com o Instituto JOSLIN, a Associação de Diabetes em Uberlândia. Organização que tem um papel importante na conscientização e no apoio às pessoas que vivem com o diabetes. Tânia Valéria Martins dirige a instituição e é mestre em Saúde Coletiva e Especialista em Educação em Diabetes. Ela compartilha sua visão sobre essa colaboração: "Parcerias como a que temos com a FAMEU são essenciais para quem enfrenta o diabetes. Elas não apenas ampliam o acesso a serviços de saúde, mas também ajudam a encontrar pessoas com diabetes e a educar a população sobre a doença e suas complicações".
O Instituto JOSLIN foi criado em 2015 com o objetivo de ajudar as mães das crianças com diabetes Tipo 1 a lidarem com a doença através da educação em diabetes com ênfase no autocuidado que tem por base os 7 comportamentos preconizados pela Federação Internacional de Diabetes - IDF. Hoje suas ações se estendem para pessoas que vivem com o diabetes Tipo 2 e para pessoas com obesidade. Os 7 comportamentos são:
Comer saudavelmente
Praticar atividade física
Vigiar as taxas de glicemia
Uso de medicamentos
Adaptar-se saudavelmente, agindo corretamente em situações especiais como viagens, festas, doenças intercorrentes
Resolver problemas, agindo na prevenção, tal como no tratamento adequado de situações como hiperglicemia como hipoglicemia
Reduzir os riscos com comportamentos que previnam ou minimizem complicações
Saiba como participar
Mutirão do Diabetes tem acesso gratuito
Divulgação
Quando: o Mutirão do Diabetes acontecerá no dia 16 de novembro, a partir de 14h
Onde: Faculdade de Medicina de Uberlândia. Entrada pela Rua Alexandre Marquez, 340, Bairro Martins
Entrada gratuita
Para participar, inscreva-se no dia do evento ou pelo link